Última atualização 08/09/2020 às 17:00

QUEM SOMOS

 O infra2038 é um movimento iniciado em agosto de 2017 no encontro anual de líderes da Fundação Lemann. Acreditamos que o país precisa avançar fortemente em sua infraestrutura para garantir um aumento de produtividade que, por sua vez, nos garantirá uma maior competitividade internacional. Dada a incapacidade fiscal do setor público, sabemos que estes investimentos precisarão ser  garantidos com dinheiro privado. O Estado, por sua vez, permanece com o importante papel de planejar, facilitar e regular os diferentes setores da infraestrutura. Assim, acreditamos na “parceria público privada” em sua essência, construindo um “ganha-ganha” que garantirá um crescimento econômico sustentável para o Brasil. 

"Colocando o Brasil nos trilhos do desenvolvimento"

Assista ao vídeo institucional do infra2038 e entenda como a infraestrutura se relaciona diretamente com o seu dia-a-dia!
 

DE QUANTO FALAMOS?

Não será fácil atingir nossa meta de colocar o país entre os 20 primeiros países do ranking do WEF. Para se ter uma ideia, em 2017 investimos apenas 1,4% do nosso PIB em infraestrutura (InterB, 2017), enquanto a China investe tradicionalmente acima de 8% e Índia algo como 5%. Além disso, nosso ponto de partida é muito baixo: fechamos 2017 com um estoque (somatório de todos os ativos de infraestrutura divididos pelo PIB) da ordem de 36%, enquanto países desenvolvidos possuem algo em torno de 70%. Para se ter uma ideia, o Japão possui um estoque de 179% (McKinsey, 2013). Para recuperarmos o atraso, precisaremos aumentar gradualmente nosso investimento já a partir de 2018, objetivando atingir uma taxa de 6,5% em 2038, o que nos faria acumular um estoque da ordem de 77%. Este número não é absurdo, já que esta é a taxa que tínhamos nos anos de 1970 e que caiu gradualmente ao longo das últimas décadas.

36%

1,4%

77%

R$8,7

6,5%

do PIB é o estoque em 2017
foi a taxa de investimento em 2017
do PIB é a meta de estoque para 2038
trilhões é o que precisa ser investido até lá
deverá ser a taxa de investim. em 2038
 

O QUE QUEREMOS

Nossa visão é colocar o Brasil, até 2038, entre os 20 primeiros países no quesito “infraestrutura” do ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial (avanço de 53 posições a partir de 2017).

Nossa missão é promover concessões e parcerias público-privadas, atuando na conexão entre governos e investidores e no desenvolvimento de conteúdo relevante nas áreas de energia elétrica, logística, saneamento básico, infraestrutura urbana e infraestrutura social.

Acompanhe nossa Carta Aberta.

Carta Aberta

Outubro de 2017

INFRA 2038: UMA VISÃO DE FUTURO

Não é segredo para ninguém que a infraestrutura brasileira é sofrível – e não é de hoje. Junto com outros fatores, como educação e ambiente de negócios (burocracia, corrupção, etc), compõe o que o professor Michael Porter chama de “factor conditions” de um país – sem os quais, simplesmente, não temos investimentos e crescimento econômico. Eles são a base de tudo, condições fundamentais para desenvolver a nação. 

NOSSO TIME

   A equipe do infra2038 é composta pelos líderes de área, que juntamente com os representantes dos parceiros formam o Comitê Executivo (que define os temas prioritários de estudo), e pelos associados, que compõe os respectivos grupos de estudo. Todos são voluntários, doando parte de seu tempo livre em prol de um país melhor. Tentamos montar um balanço entre profissionais sêniors, com enorme bagagem técnica, e profissionais mais jovens, com formação acadêmica diferenciada; este balanço de “líderes de agora” com os “líderes do futuro” é essencial para nossa visão de longo prazo, já que permite a transferência de conhecimento.

Marlon Ieiri.jpg

Diretor Presidente

2145530.jfif

Direitor Vice-Presidente

Lucas Costa.jpg

Comitê Executivo

Associados / Associadas

Adailton Trindade

Alberto Faro

Anna Sofia Caccuri Martini

Andrea Azeredo

Breno Zaban Carneiro

Carlos Eduardo Vicentini Mellis

Carlos Motta Nunes

Carlos Nascimento

Cíntia Araujo

Cristina Mello de A. Tamaso

Diogo Mac Cord de Faria

Duilio Augusto Zulini da Costa

Edson Gonçalves

Felipe de Sá Tavares

Flavio Henrique Cunha Lobato

Francisco Figueira

Frederico Araujo Turolla

Gabriel Fiuza de Bragança

Gustavo Tosello Pinheiro

Helcio Tokeshi

​Juliana Vellutini Pimentel

Karin Yamauti Hatanaka

Lucas Paulo de Almeida Costa

Ludmila Dias Fernandes

Luísa Pires Monteiro de Castro

Luiz Felipe Falcone de Souza

Marlon Ieiri

Paulo Avila

Pollyana Pacheco Lima

Rafael Véras

Raul Pinheiro Donegá

Rebecca Maduro

Reinaldo Fioravanti

Rodolfo Gomes Benevenuto

Rodrigo Bomfim de Andrade

Sergio Lopes

Silvana Bianco

Thiago José de Melo Cardoso

Urubatan Silva Tupinambá Filho

Vanialucia Lins Souto

Victor Carvalho Pinto

Luiz Toledo.jpeg

Comitê Executivo

frederico.jpg

Comitê Executivo

 

CONSELHO CONSULTIVO

  • Daniela Sandoval

  • Diogo Mac Cord de Faria

  • Fernando Pieroni

  • Igino Zucchi de Mattos

  • Joísa Saraiva Dutra

​Disclaimer: Frisa-se que o conselho do infra2038 é estritamente consultivo, não havendo de nenhuma forma deliberação sobre assuntos relativos ao projeto. Assim, este é um grupo de aconselhamento técnico, que de maneira voluntária contribui para o atingimento da visão do grupo.